Nossos principais serviços...

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sinais de Gravidez...

   Apesar da confirmação ou da simples suspeita da gravidez, os sinais começam a surgir. Com eles a dúvida do que é normal acontecer e o que ainda poderá surgir.
   Os sinais e sintomas sentidos pela mulher no início da gestação, são os Sinais Presuntivos e incluem: atraso menstrual, náusea e vômitos, fadiga, alteração no apetite, sialorréia (aumento na produção de saliva), aumento do volume urinário e aumento do volume e sensibilidade das mamas.
   Com a evolução da gravidez surgem os Sinais de Probabilidade, marcados pelo aumento abdominal após o 3ºmês, alteração no tamanho, forma e consistência do útero e positivação do Teste de Gravidez.
   Os Sinais de Certeza são gerados com a confirmação da presença do feto, através da ausculta dos batimentos cardíacos fetais entre a 10 e 12º semana e da presença da movimentação fetal por volta da 16 e 20ºsemana gestacional.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estou Grávida. E agora, o que muda?

   Ao receber o resultado positivo do Teste de Gravidez, surgem algumas dúvidas: "Será que serei uma boa mãe?", "O que acontecerá com o meu corpo?", "É normal o que estou sentindo?", "Quando saberei a hora de ir para a maternidade?", "Será que vou conseguir amamentar?", "Vou saber cuidar do bebê?".
   Em meio a tantos questionamentos o melhor a fazer é ter calma. As nossas informações contribuirão para responder estas e outras incertezas, tanto para as mamães de primeira viagem, quanto para as que buscam mais sobre o ciclo gravídico-puerperal e que já tenham tido esperiências anteriores.
   Conversar com amigas ou parentes que já passaram por esta situação pode ajudar muito, mas busque informações em meios confiáveis e oriente-se com profissionais de saúde, uma vez que os mitos e inverdades continuam a passar de geração a geração.

   A chegada do bebê poderá alterar a rotina e dinâmica familiar, será necessário preparar ou adaptar um cantinho para o cuidado dele, afinal é mais um membro da família que vem por aí...
   É nessa hora que filhos mais velhos podem demonstrar ciúmes, criar maneiras de chamar atenção e poderão sofrer mudanças em seu comportamento. Esteja atenta para identificar essas alterações e inclua seu(s) filho(s) nos preparativos de recepção do bebê, busque a participação e opinião dele na escolha do tema do quarto e cores, na escolha do nome, mostre que ele será importante ao auxiliar o cuidado, promova seu instinto protetor, demonstrando que o bebê é frágil e que ele será o grande provedor de carinho, conhecimento e que poderão se tornar grandes amigos.
   Estimule também a participação do seu companheiro neste processo, uma vez que o papel tão importante de Pai, é dele. Permita que ele perceba desde a gestação como e o quanto ele pode colaborar, inclua-o posteriormente nos cuidados com o bebê, isso aumentará a criação de vínculo e amor com o bebê e favorecerá a harmonia familiar.

Como ocorre a gestação?

   Durante um ciclo menstrual, a chance para que ocorra uma gravidez é de aproximadamente 20% e a tentativa de engravidar, durante um ano, para o casal sadio é perfeitamente normal.
   O ciclo menstrual corresponde ao intervalo entre as menstruações, sendo contado após o primeiro dia da menstruação, podendo variar de 21 a 35 dias. Neste período, o endométrio (camada muscular interna do útero) se espessa, preparando-se para receber o óvulo fecundado e abrigá-lo durante a gestação. Caso não ocorra a fertilização, o endométrio sofrerá uma descamação e será eliminado através da menstruação.
   Num ciclo menstrual de 28 dias, por volta do 14º dia antes da menstruação, o ovário libera um óvulo que será captado pela tuba uterina, e ao fazer o trajeto em direção ao útero, poderá encontrar um espermatozóide, caso tenha ocorrido relações sexuais, que irá fecundá-lo.
   A partir daí, com a união dos gametas, começará a divisão celular e a formação de um novo ser. A célula ovo ou zigoto percorrerá um caminho de aproximadamente 7 dias da tuba uterina em direção ao útero, onde será implantado.

   Algumas vezes, durante a implantação do embrião no útero, poderá ocorrer um sangramento com aspecto de borra de café, isso é normal, mas muitas mulheres ao visualizá-lo pode se confundir e pensar que menstruou. Lembre-se que a menstruação é a descamação do endométrio, um endométrio expelido não fornece o necessário para o desenvolvimento embrionário. Portanto, o atraso menstrual faz-se o primeiro sinal indicativo da gestação. 

Planejando a Gravidez...

   Atualmente no mundo moderno, a inserção da mulher no mercado de trabalho, contribuiu para a igualdade de gêneros. As mulheres tornaram-se mais seletivas na busca de seus parceiros e têm priorizado a estabilidade profissional, com isso, cada vez mais, adiam o casamento e o tão sonhado momento de ser mãe.
   No entanto, durante este período, a gravidez poderá surigir de modo inesperado e surpreendente, trazendo com ela muito medo e insegurança, acerca da maternidade e do futuro descobridor.
   Planejar a gravidez propicia uma sensação de conforto e tranquilidade para o casal, pois permite que o fato aconteça num momento de estabilidade financeira, emocional e conjugal.
  

  Se você, leitora do Espaço Gerar e Amamentar, encontra-se planejando sua gestação, acabou de descobrir que será mamãe ou está vivenciando a maternidade, acompanhe as nossas publicações.
  Aqui você encontrará dicas e informações desde o planejamento da gravidez, concepção, gestação, parto, cuidados com o pós-parto, com a amamentação e com o recém-nascido.
  Participe, tire suas dúvidas e sugira novos assuntos!!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nossa Atuação...

   Estamos engajados em melhorar a qualidade da atenção obstétrica e neonatal, contribuindo de forma singela, através da promoção da qualidade de vida das nossas gestantes. Investimos em educação em saúde, de forma a prevenir os principais agravos que possam acometer a saúde materno-fetal, durante o ciclo gravídico-puerperal.
    Como enfermeiros, fazemos uso da ciência e da arte de cuidar. Resgatamos o papel principal e ativo da mulher durante o trabalho de parto e recepcionamos de forma acolhedora a vida, atentos para que cada detalhe faça a diferença.
   Baseamos nossas atuações em evidências, prestamos uma assistência holística e humanizada, pautada em valores éticos. Apoiamos o aleitamento materno como fonte de vínculo, alimentação, imunização natural, crescimento e desenvolvimento saudável. 
   Em geral, a enfermagem comprometida, contribui para a redução dos índices de morbimortalidade materna e perinatal da região em que atua, e porque não falar em nosso país e no mundo!