Nossos principais serviços...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como ocorre a gestação?

   Durante um ciclo menstrual, a chance para que ocorra uma gravidez é de aproximadamente 20% e a tentativa de engravidar, durante um ano, para o casal sadio é perfeitamente normal.
   O ciclo menstrual corresponde ao intervalo entre as menstruações, sendo contado após o primeiro dia da menstruação, podendo variar de 21 a 35 dias. Neste período, o endométrio (camada muscular interna do útero) se espessa, preparando-se para receber o óvulo fecundado e abrigá-lo durante a gestação. Caso não ocorra a fertilização, o endométrio sofrerá uma descamação e será eliminado através da menstruação.
   Num ciclo menstrual de 28 dias, por volta do 14º dia antes da menstruação, o ovário libera um óvulo que será captado pela tuba uterina, e ao fazer o trajeto em direção ao útero, poderá encontrar um espermatozóide, caso tenha ocorrido relações sexuais, que irá fecundá-lo.
   A partir daí, com a união dos gametas, começará a divisão celular e a formação de um novo ser. A célula ovo ou zigoto percorrerá um caminho de aproximadamente 7 dias da tuba uterina em direção ao útero, onde será implantado.

   Algumas vezes, durante a implantação do embrião no útero, poderá ocorrer um sangramento com aspecto de borra de café, isso é normal, mas muitas mulheres ao visualizá-lo pode se confundir e pensar que menstruou. Lembre-se que a menstruação é a descamação do endométrio, um endométrio expelido não fornece o necessário para o desenvolvimento embrionário. Portanto, o atraso menstrual faz-se o primeiro sinal indicativo da gestação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário