Nossos principais serviços...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estou Grávida. E agora, o que muda?

   Ao receber o resultado positivo do Teste de Gravidez, surgem algumas dúvidas: "Será que serei uma boa mãe?", "O que acontecerá com o meu corpo?", "É normal o que estou sentindo?", "Quando saberei a hora de ir para a maternidade?", "Será que vou conseguir amamentar?", "Vou saber cuidar do bebê?".
   Em meio a tantos questionamentos o melhor a fazer é ter calma. As nossas informações contribuirão para responder estas e outras incertezas, tanto para as mamães de primeira viagem, quanto para as que buscam mais sobre o ciclo gravídico-puerperal e que já tenham tido esperiências anteriores.
   Conversar com amigas ou parentes que já passaram por esta situação pode ajudar muito, mas busque informações em meios confiáveis e oriente-se com profissionais de saúde, uma vez que os mitos e inverdades continuam a passar de geração a geração.

   A chegada do bebê poderá alterar a rotina e dinâmica familiar, será necessário preparar ou adaptar um cantinho para o cuidado dele, afinal é mais um membro da família que vem por aí...
   É nessa hora que filhos mais velhos podem demonstrar ciúmes, criar maneiras de chamar atenção e poderão sofrer mudanças em seu comportamento. Esteja atenta para identificar essas alterações e inclua seu(s) filho(s) nos preparativos de recepção do bebê, busque a participação e opinião dele na escolha do tema do quarto e cores, na escolha do nome, mostre que ele será importante ao auxiliar o cuidado, promova seu instinto protetor, demonstrando que o bebê é frágil e que ele será o grande provedor de carinho, conhecimento e que poderão se tornar grandes amigos.
   Estimule também a participação do seu companheiro neste processo, uma vez que o papel tão importante de Pai, é dele. Permita que ele perceba desde a gestação como e o quanto ele pode colaborar, inclua-o posteriormente nos cuidados com o bebê, isso aumentará a criação de vínculo e amor com o bebê e favorecerá a harmonia familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário